Brasileira sim senhor e com muito orgulho!
Em acordo assinado pelos presidentes Dilma e Obama no início de abril desse ano de 2012, a nosso cachaca passou a ser produto tipicamente brasileiro no mercado americano.
Em outras palavras enfim os americanos aceitaram que a verdadeira cachaça só sendo a Brasileira.
ohoo! Caiiipinhinha? Delicious!
Infelizmente, até então, nossa bebida era classificada por eles como sendo rum.
O equivoco foi corrigido, reafirmando mais uma das facetas de nossa identidade nacional, Brasileiríssima!
Eu, você e a cachaça!
Agora, Você sabia?
- A cachaça é o 3º destilado mais consumido do mundo.
- · Tiradentes, o herói da inconfidência, pediu cachaça antes de morrer, pois ela simbolizava os ideais de liberdade dos inconfidentes.
- · Getúlio Vargas, Jânio Quadros e o ex presidente Luis Ignácio Lula da Silva, sempre tomaram a sua branquinha.
- · A cachaça foi escolhida para brindar a independência do Brasil por D. Pedro I.
- · D. Maria a louca quase tornou motivo de rebelião quando tentou proibir a produção de cachaças, para que tomassem os vinhos trazidos da Europa.
- · A cachaça foi considerada a bebida dos patriotas, pois muitos brasileiros teimavam em aceitar as bebidas estrangeiras.
- · A cachaça foi usada como moeda de troca para a compra de escravos. E também, já foi moeda de troca, substituiu o fumo de rolo.
- · A cachaça foi consumida em banquetes palacianos, que misturada ao gengibre e outros ingredientes era servido nas festas religiosas e deu origemao QUENTAO.
- · O nosso povo diz que ao primeiro gole de cachaça deve-se fazer cara feia para espantar o diabo.
- · A cachaça foi a primeira bebida destilada da América Latina descoberta por acaso entre 1530 e 1550 durante a produção de açúcar.
- · A cachaça tem mais de 1500 apelidos no Brasil. Sendo que o primeiro nome popular da cachaça foi jeribita ou jeritiba.
- · Alguns apelidos e nomes para se referir à cachaça: pinga, brideira, azuladinha, branquinha, brasileira, boa, danada, espírito, elixir, homeopatia, imaculada, limpa, lisa, malvada, perigosa, preciosa, pura purinha, remédio, teimosa, brejeira, etc.
- · A cachaça saiu das senzalas para os restaurantes mais finos.
- · A cachaça é uma bebida refinada, devendo ser servida com a mesma classe que os franceses bebem o champanhe.
- · A cachaça deve ser tomada com certa dose de elegância, em goles curtos e espaçados.
- · Na Alemanha pedir cachaça é fashion.
- · Foi com os impostos da cachaça que os portugueses reconstruíram Lisboa após o terremoto de 1756.
· O Sr. Antônio Goulart, São Paulo, tem a maior coleção de cachaças do país, possuiu em torno de 6500 marcas.- · Existe oficialmente no Brasil mais de 5000 marcas de cachaças.
- · Mundialmente a produção de cachaça só perde para a produção de saquê (bebida japonesa).
- · A cachaça industrial é de qualidade inferior, pois é feita em grande quantidade e rapidamente, a artesanal é feita num processo lento, sem qualquer aditivo químico.
- · Itamar Franco, enquanto governador de Minas Gerais provocou confusão, quando instituiu que em qualquer festa na qual sejam servidas bebidas alcoólicas é necessário incluir cachaças.
- · Itamar Franco quando governador decretou o dia 21 de maio como o dia da CACHAÇA.
- · Fernando Henrique Cardoso (presidente da república em 2001) assinou os decretos 3062/01 e 3072/01, estabelecendo a denominação cachaça como oficial e exclusiva para aguardente de cana produzida no Brasil.
- · A revista Style elegeu a caipirinha feita com nosso destilado o drinque mais quente do Século.
· A variação alcoólica da cachaça varia de 16% a 70%.- · Cachaça e pinga se confundem, embora não sejam a mesma coisa.A cachaça é destilada da borra o açúcar e a pinga é fabricada a partir do caldo de cana.
a
- Uma última curiosidade: você pode chamar a cachaça de aguardente, mas nem sempre a aguardente de cachaça. Isso por que existem diversos tipos de aguardente: de frutas, raízes, sementes, gramíneas, cereais etc.
Fontes: site solution comercial import. Export. Ltda
- Portal R7
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!