Propõe uma história que não mais seja baseada
em indivíduos, mas sim nas classes e nos interesses que representam. Bem como a
relação destas faz gerar de forma dialética a construção dos novos modelos de
sociedade, de produção, de pensamento. Fazer-nos pensar em como estas relações
fazem com que grandes homens podem ser considerados meros objetos da história e
da luta entre classes ao invés do contrário.
MATERIALISMO DIALÉTICO
No século XIX temos a efetivação da sociedade burguesa e a
implantação do capitalismo industrial, que trouxe a implantação de um novo
modelo de sociedade, que desde o seu surgimento já é criticada pelas suas
contradições internas e principalmente pelas desigualdades sociais que traz
consigo Na linha destas críticas e do estudo da sociedade capitalista
destacam-se dois pensadores: Karl Marx e Friedrich Engels. Ambos elaboram uma
nova concepção filosófica do mundo, o “materialismo histórico e dialético”, e
ao fazerem a crítica da sociedade em que vivem, apresentam propostas para sua
transformação: o socialismo científico. Seu método de explicação da sociedade,
aplicado à história é o “materialismo histórico e dialético”.
O que afirma o Materialismo
As relações sociais são inteiramente interligadas às forças
produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo
de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O
moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a
sociedade com o capitalismo industrial.” Afirma que o modo pelo qual a produção
material de uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da
organização política e das representações intelectuais de uma época. Assim, a
base material ou econômica constitui a "infraestrutura" da sociedade,
que exerce influência direta na "super-estrutura", ou seja, nas
instituições jurídicas, políticas (as leis, o Estado) e ideológicas (as artes,
a religião, a moral) da época. Segundo Marx, a base material é formada por
forças produtivas (que são as ferramentas, as máquinas, as técnicas, tudo
aquilo que permite a produção) e por relações de produção (relações entre os
que são proprietários dos meios de produção as terras, as matérias primas, as
máquinas - e aqueles que possuem apenas a força de trabalho). Com isto o
Marxismo constitui um pressuposto à existência humana: para viver é preciso
comer, beber, vestir-se. E para isto é preciso um determinado trabalho humano para
transformar a natureza. Mas não o fazem sozinhos, é um trabalho coletivo. Todas
as outras relações que os homens estabelecem entre si dependem dessas relações
para a produção da vida,não sob uma forma de dependência mecânica,direta e
determinante,mas sob forma de um condicionamento social determinado pelas
relações de produção da época.
O que afirma a Dialética
A dialética marxista postula que as leis do pensamento
correspondem às leis da realidade. A dialética não é só pensamento: é
pensamento e realidade a um só tempo. Mas, a matéria e seu conteúdo histórico
ditam a dialética do marxismo: a realidade é contraditória com o pensamento
dialético. A contradição dialética não é apenas contradição externa, mas
unidade das contradições, identidade: "a dialética é ciência que mostra
como as contradições podem ser concretamente idênticas, como passam uma na
outra, mostrando também porque a razão não deve tomar essas contradições como
coisas mortas, petrificadas, mas como coisas vivas, móveis, lutando uma contra
a outra em e através de sua luta." (Henri Lefebvre, Lógica formal/ Lógica
dialética, trad. Carlos N. Coutinho, 1979, p. 192). Os momentos contraditórios
são situados na história com sua parcela de verdade, mas também de erro; não se
misturam, mas o conteúdo, considerado como unilateral é recaptado e elevado a
nível superior. A dinâmica TESE+ANTITESE=SÍNTESE expressa a contundência deste
ensinamento, afirmando que tudo é fruto da luta de idéias e forças, que na sua
oposição geram a realidade concreta, que uma vez sendo síntese da disputa,
torna-se novamente tese, que já carrega consigo o seu oposto a antítese, que
numa nova luta de um ciclo infinito gerará o novo. A nova síntese. Como isto
foi aplicado ao estudo histórico=Marx utilizou o método dialético para explicar
as mudanças importantes ocorridas na história da humanidade através dos tempos.
Ao estudar determinado fato histórico, ele procurava seus elementos
contraditórios, buscando encontrar aquele elemento responsável pela sua
transformação num novo fato, dando continuidade ao processo histórico. No
Prefácio do livro "Contribuição à crítica da economia política", Marx
identificou na História, de maneira geral, os seguintes estágios de
desenvolvimento das forças produtivas, ou modos de produção: o asiático
(comunismo primitivo), o escravista (da Grécia e de Roma), o feudal e o
burguês. Ou seja, dividiu a história em períodos conforme a organização do
trabalho humano e quem beneficia-se dele. Marx desenvolveu uma concepção
materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de
uma sociedade é realizada constitui o fator determinante da organização
política e das representações intelectuais de uma época. Se realidade não é
estática, mas dialética e está em transformação pelas suas contradições
internas. Assim, a base material ou econômica constitui a
"infraestrutura" da sociedade, que exerce influência direta na
"super-estrutura", ou seja, nas instituições jurídicas, políticas (as
leis, o Estado) e ideológicas (as artes, a religião, a moral) da época. No
processo histórico, essas contradições são geradas pelas lutas entre as
diferentes classes sociais. Ao chamar a atenção para a sociedade como um todo,
para sua organização em classes, para o condicionamento dos indivíduos à classe
a que pertencem, esses autores também exercem uma influência decisiva nas
formas posteriores de se escrever a história. A evolução de um modo de produção
para o outro ocorreu a partir do desenvolvimento das forças produtivas e da
luta entre as classes sociais predominantes em cada período. Assim, o movimento
da História possui uma base material, econômica e obedece a um movimento
dialético. E conforme muda esta relação, mudam-se as leis, a cultura, a
literatura, a educação, as artes...
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!