Até que ponto estamos dispostos a abandonar tudo o que conquistamos para viver novas experiências? E até onde conseguimos ir quando o caminho exige priorizar coisas tão esquecidas no mundo atual como a beleza, a poesia, a arte e a capacidade de aprender com olhos de criança?
Para o escritor, educador, teólogo e psicanalista Rubem Alves, transpor esses limites é um desafio que se impôs desde a infância e que ele sempre aceitou, sem medos. No documentário “Rubem Alves – O professor de espantos”, conhecemos um pouco da vida deste educador: seus sonhos, ideias e realizações e também as interrogações diante do envelhecer. Considerado um dos maiores pensadores contemporâneos da educação no Brasil, o “jardineiro” Rubem Alves semeia ideias tão “revolucionárias” que acabam, por um lado, provocando a crítica e o desprezo de muitos setores da intelectualidade brasileira e, por outro, conquistando a cumplicidade de todos os que são apaixonados pela Educação. “Rubem Alves, o professor de espantos” tem direção de Dulce Queiroz
Nesse documentário tornasse impossível não perceber a melancolia de Rubens Alves, melancolia comum aos pensadores que gosto. Em dado momento ele fala no seu desencantamento com a fé, com as amizades, é um homem inteligente, dificilmente não chegaria a isso.
FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Dulce Queiroz
Produção: João Gollo
Produção Executiva: Dulcídio Siqueira Neto
Imagens: Cícero Bezerra e Claudio Adriano
Edição e finalização: Guem Takenouchi
Animação: Tiago Keise
Coordenação de Produção: Santiago Dellape
Auxiliar de cinegrafista: Misael do Rosário
Pesquisa: André Bergamo e Dulce Queiroz
Trilha Original: Alberto Valerio
Realização: TV Câmara 2013
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!