Pré-vestibular Comunitário Wellington Ricardo
Profª
Jaqueline Ramiro/história
Plano de Atividade
Primeira Guerra
mundial-Revolução Russa- Segunda Guerra Mundial- Período entre Gueras- Guerra
Fria- Mundo Bipolar- Ameaça Vermelha- Guerra do Vietnã Guerra das Coreias- Crise
dos Misseis- Terro Nuclear- Cortina de Ferro- Muro de Berlin
Regimes totalitários
·
1° aula
exibição do filme “Bastardos Inglórios”
·
2° aula
exibição do filme “A Onda” seguido de debate entre os alunos, envio de material
de estudo e questionários por Email.
Objetivo:
Fazer com que o aluno identifique e
compreenda o que é totalitarismo e as razões que levaram a proliferação desse
tipo de regime no período que se estende da 1° Guerra Mundial ao fim da guerra
Fria. E o porque do totalitarismo não
ser bem aceito pelas sociedades atuais.
Através do debate desenvolver o senso
critico dos alunos salientando as similaridades do totalitarismo com regimes que
ocorrem hoje em países como a China, Coréia do Norte, Turcomenistão, etc.
Ao final do processo o
aluno deverá saber conceitualizar e realizar diferenciação entre conceitos
como: Socialismo,
Comunismo, Populismo, Nazismo, Holocausto, genocídio, Fascismo, Ideologia,
ditadura e Democracia.
“Uma
Imagem vale mais que mil palavras”.
1° filme:
Bastardos Inglórios
A maioria dos alunos do pré- vestibular Wellington Ricardo está na faixa etária entre 18 e 26 anos. Então, a pesar desse filme não ter grande profundidade no conteúdo de história Bastardos Inglórios possui uma trama bem amarrada, além de ter sido sucesso de bilheteria nos cinemas do mundo todo agradando principalmente ao publico jovem.
Em aula anterior a exibição os alunos foram orientados a pesquisarem assunto relacionados a Totalitarismo, 2° Guerra Mundial e Guerra Fria. Foi também salientado que esse conteúdo é de ocorrência frequente na prova do vestibular UERJ e outras.
Resultado:
Estimulados
pelas polêmicas apresentadas em Bastados Inglórios os alunos iniciaram entre eles caloroso debate sobre os
assuntos pertinentes a aula e trocaram as mais variadas informações como
indicações de outros filmes, livros, revistas, entrevista, sites, etc.
Pontualmente pedindo orientações e tirano dúvidas. Todos queriam mostrar de
alguma forma seus conhecimentos.
Então a resposta positiva alcançados nessa 1°
etapa da atividade foi além da programada. Considerando que só esperava
alcançar maiores resultados após a
exibição do filme a “A Onda” quando faríamos uma contraposição entre tudo o que
foi assistido. Mas os alunos se mostraram muito motivados chegando mesmo a
pedirem que fosse novamente realizada essa atividade ao longo do curso.
Observações:
Infelizmente
mesmo possuindo contudo de história fundamental para a realização da prova da UERJ e diante
dos excelente resultados obtidos mediante os esforços dos alunos, não pude dar continuidade a atividade em razão
de Mozart Chafun, Danilo Nobrega e David Tiné (que em momento algum acompanharam
a atividade, desconhecendo quase que por completo os seus objetivos) se
colocarem contrários a realização de toda e qualquer atividade semelhante a
essa no pré-vestibular comunitário Wellington Ricardo. Fui comunicada de forma
grosseira pelo senhos Danilo Nobrega, por meio da rede social Facebook, de está
proibida de exibir qualquer tipo de filme para os alunos. Diante do desrespeito e desconsideração com o meu trabalho e a necessidade dos alunos cheguei
a pensar que a proibição se deu em razão do conteúdo violento do filme, porém segundo palavras do grupo que se colocou
contrário a atividade, filmes são opção
de lazer e não material didático e por essa razão atividades como a proposta prejudicam os alunos.
TOTALITARISMO
Sistema
de governo que dominou diferentes nações europeias depois da 1° Guerra Mundial,
em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos dos governantes, desta
forma no regime totalitário não há espaço para o regime da democracia, nem
mesmo a garantia a os direitos individuais. No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas
vontades. Embora possas haver sistema jurídico e legislativo em países de
sistema totálitarios eles acabam ficando a margem do poder.
Outras características:
§
Falta de eleições, ou quando ocorrem são manipuladas.
§ Censura-supressão das liberdades de expressão e pensamento.
§ Uso da força militar como forma de reprimir qualquer tipo de
oposição
§ Difusão da imagem do chefe totalitarismo pela nação através da
propaganda massiva.
§ Controle rigoroso da circulação de ideias e estimulo a delação.
HITLER –
Alemanha- nazismo ou
nacional socialismo
STaLIN –
URSS- stalinismo
ou
totalitarismo de esquerda
GETÚLIO VARGAS-
Brasil- getulismo, assumindo características do
fascismo italiano
SALAZAR - Portugal- salazarismo
Biografia:
Arendt,Hannah. Origens do Totalitarismo. Ed.:Companhia das Letras
Bercito, Sônia de Deus Rodrigues, o brasil na década de
1940.Autoritarismo e democracia. São Paulo. Ática,1999.
Breaud, Michel. História do capitalismo. São Paulo, Brasiliense,
1987. Capitulo 6: “ O grande boom do capitalismo”.
Chauí, Marilena. O que é Ideologia, São Paulo: Brasiliense,2001.
Dicionário do pensamento social do séculoXX,Ed.W.Outhwaite e
T.Bottomore. Rio de janeiro:Jorge Zahar,1996.
Hobsbawn, Eric.Era dos Extremos: o breve século XX(1914-1991). São
Paulo: Companhia das Letras,1995.
Munhoz,Sidnei, “Guerra Fria: um debate interpretativo”in .: Silva,
francisco carlos Teixeira da. (org) O
século sombrio. Rio de Janeiro, elserve/campus,2004.
Reis Filho, Daniel Aarão. “o mundo socialista: expansão e declínio”
in.: Reis Filho, Daniel et alli.
Século XX. Vol.III: o tempo das dúvidas, Rio de Janeiro.
Civilização Brasileira, 2000.
Schoutz, Lars. Estados Unidos: poder e submissão.
Uma história da política norte-americana.
São Paulo- Franca: unesp,2004.
Schoutz,
Lars. Estados Unidos: poder e submissão. Uma história da política norte-americana. São Paulo- Franca:
unesp,2004.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!