quinta-feira, 21 de março de 2013
aniversário,
bolo,
comemoração,
costume,
deusa,
festa,
história,
origem,
pagã,
tradição
O BOLO DE ANIVERSÁRIO UMA TRADIÇÃO PAGÃ
O bolo de aniversário tem sua provável origem na homenagem a deusa grega Ártemis. Ele não era muito parecido com o bolo de hoje, por ser uma simples mistura de massa de pão e mel que era levado ao templo da deusa em Éfeso, antiga colônia grega na atual Turquia tido como uma das 8 maravilhas da antiguidade.
Ártemis usava um arco que além de representar o símbolo da caça também faz referência a uma fase da lua. O bolo redondo era uma forma de representar a lua e as velas a luz dela.A fumaça produzida pelas velas representava os pedidos sendo levados até a deusa e uma forma de agradecer pela sua proteção.
Depois de algum tempo o bolo começou a ser usado na comemoração do aniversário das pessoas, Porém boa parte dos cristãos rejeitavam a comemoração de aniversários por ser um costume pagão e só depois de um bom tempo aderiram ao costume e o natal ajudou nisso.
Dizem que a tradição surgiu na Alemanha medieval, onde se costumava preparar uma massa de pão doce no formato do menino Jesus no Natal. Depois essa guloseima seria adaptada para a comemoração do aniversário. Nesse dia a criança era acordada para assoprar as velas do seu bolo, 1 para cada ano, representando a luz da vida.
Segundo o historiador Pedro Paulo Funari, da Universidade Estadual de Campinas, embora não saibam exatamente quando a tradição de comemorá o aniversário surgiu no Ocidente, os historiadores sabem que a festa já era conhecida na Antiguidade. “Os romanos não apenas comemoravam o dia do nascimento como tinham um nome para a festa: dies sollemnis natalis”,
Por: Jaqueline Ramiro
Fonte: Brasil História
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Gostei do texto bem pensado Um beijo Pedro Pugliese
Postar um comentário
Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!