2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: O globo 06/03/2012
terça-feira, 6 de março de 2012

O globo 06/03/2012


Saiu no Jornal o globo de hoje (06/03/2012) uma extensa entrevista sobre a comissão verdade (criada para apurar violações de direitos humanos durante a ditadura), com o renomado historiador Carlos Fico, um dos mais ativos defensores da abertura dos arquivos do regime militar, além de possuir extensa produção acadêmica sobre o regime.

Para ele ouve exagero do governo ao determinar punições para militares oficiais.

Quando questionado sobre se gostaria de participar da comissão ele nos surpreende dizendo que não, mesmo com Associação Nacional dos Historiadores defendendo a importância da presença dos historiadores na comissão ele discorda e afirma que a participação dos historiadores deva ficar resguardada no máximo ao fornecimento de informações.

Sua justificativa está em razão de que a comissão poderia cair em uma leitura unívoca. E isso iria de encontro aos objetivos de um historiador do momento presente, já que para esses não existe verdade absoluta.

Sou admiradora do trabalho do Carlos fico, conheço esse dogma dos historiadores e sua busca pela verdade que não é absoluta. Conceito que me foi transmitido pelo próprio Carlos Fico quando fui sua aluna de metodologia na Universidade federal do Rio de Janeiro. Porém li essa notícia com certo desconforto não acredito que essa seja a verdadeira razão para que ele se negue a (teoricamente) participar da comissão.

Mesmo para um historiador consagrado como Carlos Fico essa comissão sendo bem sucedida marca uma nova página para nós historiadores e sobre tudo para a sociedade brasileira. Então me causa estranheza o uso dessa justificativa.

Acredito que Carlos Fico se esquivou de maiores polemicas.

Obviamente não sei até que ponto o Dr. Carlos Fico está envolvido com a analise de documentações referente a esse processo e sendo assim não posso mensurar a relevância de sua participação diretamente na comissão, mas ainda assim não seria uma oportunidade descartável.

Para aqueles os quais estão envolvidos diretamente nessa comissão O que posso afirmar é a certeza do desagrado dos militares principalmente os da reserva que atuaram ativamente no regime ou ainda que de forma secundária. Temos observado isso nos jornais e demais meios midiáticos.

Ainda me recordo de está acompanhando uma interessante serie de reportagens sobre a ditadura militar, no Jornal do Brasil, se não me engano escrita por Mauro Santayana, a qual abordava a importância da abertura dos arquivos militares, sobre tudo para aqueles que ainda tem familiares desaparecidos. Isso foi logo quando o Governo Lula decidiu mexer nesse vespeiro. Do nada sem qualquer explicação a serie parou. Simplesmente parou.

Os militares não possuem mais o poder dos anos 60, porém sua influencia ainda pode ser facilmente detectada e veremos isso a parti desse desagrado se manifestando em forma de crise nos mais variados setores. E a causa disso não se dá por conta dos posicionamentos certos ou errados do governo, mas pelo fato de que esses arquivos escondem coisas do arco da velha. Coisas que já eram atrozes naqueles anos e sobre a óptica de hoje tornam-se ainda mais horrendas!

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/governo-exagerou-ao-punir-oficiais-da-reserva-diz-historiador-4224960#ixzz1oKZeKxY5


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;