2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: E NASCEU O CINEMA
quinta-feira, 29 de março de 2012

E NASCEU O CINEMA




Mudanças ideológicas, revolução industrial, reconstrução da sociedade, a partir da hegemonia da burguesia. Surgimento e crescimento de um novo elemento social: O proletariado urbano.

É nesse contexto de transformações e busca pelo moderno do século XIX, que o registro visual da sociedade captada de forma mecânica, passa a ser uma obsessão de diversos grupos de pesquisadores. tecno-cientistas.

Em 1826 é realizada por Joseph Nicéphore Niépce a 1° fotografia. A impressão da imagem foi feita em vidro e demorou cerda de 14 horas para ser finalizada. Passando a ser uma invenção que veio a complementar um oficio que antes era apenas realizado por pintores e cartunistas.

A junção de esforços de homens como Niepc, Daguirre, Maddox, murbridge, Marex, Demeny e Edison, viabilizaram a transformação do que antes era apenas fotografia, para imagens em movimento. As quais quando projetadas possibilitam serem assistidas por diversas pessoas ao mesmo tempo.

Assim, no dia 28 de dezembro de 1895, foi realizada no subsolo do Grand Café, Boulevard des Capucines, Paris, a primeira sessão de cinema. O aparelho de projeção utilizado na histórica sessão foi desenvolvido pelos irmãos Lumiére (Clovis, físico, Auguste, químico).

Em menos de 7 meses depois dessa 1° sessão o cinematógrafo Lumiére era exibido na cidade do Rio de janeiro, Brasil.


OBS: Estou deixando o video abaixo como prévia de uma próxima e breve postagem sobre o cinema brasileiro. divista-se:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;