Para entendermos a importância do cinema e o assombro causado naqueles que tiveram a oportunidade de assisti-lo ainda no final do século XIX, é preciso um esforço de nossa imaginação, para nos colocarmos em uma época sem internet, telefones celulares, automóveis velozes...
Um momento o qual as novidades e a noção de tempo são mais vagarosas.
Enquanto a fotografia, ou seja, o registro mecânico da imagem ainda se apresenta como grande novidade. É realizada na frança a 1° sessão de cinema. Menos de 7 meses depois ocorre a 1° sessão no Brasil, no dia 8 de julho de 1896, na Rua do Ouvidor n°57(salão de Novidades).
Os ingressos para o espetáculo eram vendidos a baixo custo o que facilitou sua popularização.
O cinema foi apresentado no Brasil como novidade do setor de entretenimento, que se expandia largamente, em razão da existência de uma classe social mediana pré disposta a gastos nesse setor.
Observem o que dizia o jornal Gazeta de notícias em janeiro de 1898, a exibição do animatographo Lumière:
“Salão de novidades – Rua do Ouvidor Salve Século XIX Salve Animatógrafo Lumière – Salve Século XIX Salve Animatógrafo Lumière – A última palavra do engenho humano. A mais sublime maravilha de todos os séculos. Pinturas moverem-se, andarem-se, trabalharem, ouvirem, chorarem, morrerem, com tanta perfeição e nitidez, como se
Homens, animais e coisas naturais fossem, é o assombro dos assombros. Salve Lumière!
O Animatógrafo Lumière é invento tão majestoso, soberbo e imponente, que a própria natureza, que privilegiou o seu autor, conserva-se estática diante de sua pasmosa contemplação!
A exibição dos diversos quadros, que serão expostos à admiração do público é tão primoroso e sedutor atrativo, que, quem pó ela é uma vez surpreendido, procura irresistivelmente emergir sempre o seu espírito observado na deliciosa admiração desse assombro espetáculo!
As exma . famílias dessa Capital encontrarão AA Rua do Ouvidor n ° 141, um salão de espera digno de sua recepção e iluminado a luz elétrica.
A máquina exibidora desses maravilhosos quadros será posta em ação pela exma. Consorte do insigne professor Robert Smith, que veio trazer a população desta Capital o produto estupendo de um cérebro ingente e privilegiado, como é o sábio Lumière.
Ao Animatographo, pois de Lumiére, cabem hoje de todo mundo civilizado os aplausos bem merecidos de uma admiração sem limite!
Entrada, 1$000’’
Fonte: Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, 31 de julho 1897, p.1.Apud idem, ibidem, p.93-4.
Malta, Pedro Paulo; Revista História da biblioteca nacional.
Site Wikipédia
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!