2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: FILME-Toda Nudez Será Castigada
sábado, 4 de agosto de 2012

FILME-Toda Nudez Será Castigada















Filme de roteiro adaptado por Arnaldo Jabor, da peça de teatro de nome homônimo de Nelson Rodrigues. Escrita em 1965 apenas 1 ano após ter se instalado no Brasil a ditadura militar.
É uma critica a moral da família de classe média no Brasil. Misturando drama e humor no peculiar estilo Nelson Rodrigues. O personagem principal Herculano, fica entre dilema da castidade absoluta e a devassidão sexual.
Uma das cenas mais comentadas é a dita “cena da prisão”.
Atenção especial para a trilha sonora. A musica de Astor Piazolla dá um tom de tango portenho a esse drama brasileiro.

Duração: 102 min.
Faixa etária: 18 anos
Gênero: Drama
Lançamento: 1973
Diretor/roteiro: Arnaldo Jabor
Elenco: Paulo Porto, Darlene Glória, Paulo Sacks, Paulo Cesar Pereio
Sinopse:














Em uma família tradicional Herculano (Paulo Porto), um homem puritano que só tinha tido uma mulher na vida, prometeu para Serginho (Paulo Sacks), seu filho, enquanto a esposa agonizava, que jamais teria outra mulher. Já o irmão de Herculano, Patrício (Paulo César Pereio), vive às custas do irmão e faz de tudo para que Herculano dependa cada vez mais dele e assim possa explorá-lo cada vez mais. Aproveitando uma crise de desespero do irmão, Patrício coloca junto à mesa de Herculano uma fotografia de Geni (Darlene Glória), uma cantora de inferninho e meretriz. Após se embebedar Herculano vai ao bordel, onde encontra Geni e passa a noite com ela. Porém, depois renega a ligação, mas ele e Geni já estão apaixonados. Herculano promete se casar com ela, mas para isto precisa fazer Serginho viajar. Porém, sentindo o que está acontecendo, Serginho se recusa a partir, mas algo ainda muito maior vai torturar Herculano.

Curiosidades:
Toda Nudez Será Castigada gerou uma situação insólita na época de seu lançamento. Tendo sido um grande sucesso na época e representante oficial do Brasil no Festival de Berlim, neste meio tempo (no auge da ditadura) o general Antônio Bandeira, chefe do serviço de censura, viu o filme no cinema e o achou imoral, ordenando sua proibição. Assim o Brasil era representado por um filme que era proibido no país e, possivelmente, só foi novamente liberado (com cortes) em virtude de ter sido premiado no exterior.










Premios:
·

F
ESTIVAL DE BERLIM (1973)
Ganhou
Urso de Prata - Arnaldo Jabor
· FESTIVAL DE GRAMADO (1973)
Ganhou
Melhor Filme
Melhor Atriz - Darlene Glória
Menção Especial - Trilha Sonora
TROFÉU APCA (1974)
Melhor cenografia

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;