2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: FILME-Machuca
quinta-feira, 9 de agosto de 2012

FILME-Machuca


A ditadura militar infelizmente está longe de ser um acontecimento exclusivo do Brasil, a partir da década de 60 o populismo e a ditadura militar passam a ser um fenômeno muito presente em toda América latina.

E é isso que nos mostra o filme MACHUCA, situando-se no momento do golpe militar chileno, sofrido pelo presidente socialista Salvador Allende.

Nesse filme fica muito claro o acirramento das lutas de classes.

De um lado ocorriam passeatas organizadas pela esquerda – com intensa participação de trabalhadores e estudantes. Do outro, passeatas contra o presidente eleito, lideradas pela direita nacionalista e anti-comunista.

O filme tem carater esquerdista e salienta uma falsa moralidade da classe média, porém não trata apenas de assuntos políticos. MACHUCA também nos delicia com um precoce romance entre seus personagens principais.

A grande magia de MACHUCA está em poder enxergar os acontecimentos políticos a partir da ótica de um menino.

Direção: Andrés Wood

Genero: Drama

Lançamento: 2004

Duração: 120 min

Sinopse:

Machuca é o sobrenome do menino Pedro (Ariel Mateluna), recém chegado a uma escola elitizada. O problema é que Pedro é pobre e vive numa favela de Santiago do Chile, o que lhe traz inúmeros problemas de relacionamento nessa escola particular. A rejeição e as gozações quanto a ele e seus colegas são freqüentes e isso provoca reações diversas que vão desde a indiferença até a agressão.

Nem tudo é, porém, adverso nesse novo mundo ao qual foi introduzido o garoto pobre das favelas chilenas. A entrada nessa escola faz com que ele conheça Gonzalo Infante (Matias Quer), membro de família abastada (abalada por relacionamentos em decomposição), alienado das questões políticas que fazem seu país ferver, mas fundamentalmente uma boa alma.

O encontro dos dois meninos representa muito mais do que simplesmente uma nova amizade que está se consolidando. Trata-se de um retrato do próprio Chile daquela época, cindido entre socialistas e capitalistas que querem fazer com que a nação se renda a seus ideais nem que seja nos brados emanados pelas turbas que fazem constantes marchas e passeatas pelas principais avenidas da capital do país.

Ao se conhecerem, Pedro e Gonzalo passam a perambular por universos que até aquele momento eram desconhecidos para eles. Machuca é levado a casa de seu novo amigo e percebe a comodidade e os prazeres de uma vida burguesa, apesar das restrições que o regime impõe aos membros da elite chilena. Gonzalo, por sua vez, vai com sua bicicleta aos bairros paupérrimos da periferia de Santiago e descobre a esperança ao lado de casas sem água encanada, eletricidade ou rede de esgotos.

Se não bastasse esse choque de realidades, os dois ainda acabam indo às ruas da capital para ajudar a jovem Silvana (Mariana Martelli), que os leva as passeatas políticas para vender bandeirinhas do país ou das facções ali representadas. Esses momentos de suas histórias de vida são essenciais para que todos esses adolescentes se percebam como membros de uma nação e de seus dilemas e que percebam quais são as possibilidades e alternativas que a sociedade lhes reserva.

Para tornar o filme ainda mais interessante surgem as paixões prematuras e toda a candura dos primeiros beijos. Interessante do princípio ao fim, “MACHUCA” é mais um dos grandes filmes latino-americanos que nos ensina a rever princípios, reavaliar a vida, pensar nas origens e analisar com seriedade a história de nossos povos.

Assistam!


Link indicado: Ditadura Militar no Chile

O trailer está em espanhol.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;