2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: Sou uma Comunista das antigas!
terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sou uma Comunista das antigas!



Minhas primeiras atuações no PC do B foi ainda bem nova. Eu estava com uns 14 anos e idade.
Mesmo antes desse contato direto eu já tinha meu envolvimento com ações sociais. Na igreja arrecadando roupas, alimentos e o que mais aparecesse. Na escola encabeçando com campanha para arrecadar chocolate para as crianças portadoras do HIV. visita a hospitais, creches. Sempre me preocupei em de alguma forma poder ajudar a quem fosse menos favorecido e talvez por isso eu conseguia com maior facilidade do que os meus amigos, convencer as demais pessoas da importância de cada ajuda prestada. Essa característica pessoal minha acabou me levando na maioria das vezes a posição de liderança, mesmo quando não era esse meu objetivo.

Quando conheci o PC do B a partir das propostas que me apresentaram vi nisso uma grande oportunidade de agregar forças, de está ampliando o meu perímetro de ação. Está em um partido político possibilitária aumentar meus contatos, poder participar de mais ações sociais, poder ser agente de transformações reais. Sem contar a minha simpatia pela história do partido em si.

A começo como tinha disponibilidade participava de quase todas as atividades que era convidada, mas com o tempo fui vendo que a participação em todos os eventos além de difícil, não era o mais importante para um bom desenvolvimento político. E que eu faria melhor centralizando o meu empenho em atividades especificas. Fui filtrando as informações que recebia e limitei-me as lutas de bairro.

Foi uma fase muito boa e produtiva, aprendi muitas coisas e conheci muita gente interessante que me deram lições não apenas de política, mas de vida. Conheci também pessoas intragáveis que até hoje não me descem pela garganta, porém a certeza de que eu estava de alguma forma movimentando as coisas, fazendo acontecer me gratificava de tudo.

Tínhamos um grupo montado que se tornou uma família. Perdi a conta de contas reuniões foram feitas em minha casa e na casa desses camaradas. Dos candidatos que apoiamos e abrimos espaço no bairro para que pudessem ao menos se apresetarem. Não era nada fácil quando se mora em um bairro desde muito tempo miliciado. Atrevo-me a dizer que o meu bairro está entre o berço da milícia carioca. O risco até mesmo de vida sempre foi real.

Para mim tratandosse da militância de bairro. Lembrando que segundo as cartilinhas do PC do B a militância é a base do partido a forma de ação política se faz um trabalho de formiguinha convencendo diariamente pessoa por pessoa, família por família em um trabalho contínuo que apesar de lento frutifica, ramifica cria raízes. Mas existem indivíduos que preferem um método mas direto, rapido e menos trabalhoso, chegando na mão do miliciano ou "autoridade" local e largando uma boa grana na mão desse. O efeito é rapido e incerto. As "autoridades" fecham seu acordos com quem dá mais. Supomos que você ofereça R$ 100 mil. Ai eles colocam as suas placas, na hora de oferecer a cesta básica ao povo eles dizem que foi você o responsável pela goiabada e saco de fubá que veio a mais. Porém aparecendo um outro camarada que pague R$ 150 mil. Você perde o dinheiro que já deu e se fode. Porque as suas plaquinhas vão simplesmente sumir de um dia para o outro e o novo bambambam do pedaço será o candidato dos R$ 150 mil.

duvida quanto ao melhor método para arrecadar votos apesar de não ser a orientação de partido algum há quem escolha os dois métodos. Pagar e caro para "autoridades" prestigiarem o seus candidatos e ao mesmo tempo mantém uma militância de bairro ativa. Essa militância de bairro que eu aqui me refiro são pessoas que como eu se dedicam ao partido e não ganham um único centavo para isso. E ainda que você consiga realizar um grande trabalho, conseguir conquistar uma quantidade de votos expressiva, você não receberá nem ao menos o reconhecimento por essa proeza. E provavelmente terá algum mané filho de não sei quem, ou amante, ou cunhado de... que receberá os louros em seu lugar.

È triste infelizmente encontrarmos campanhas que não respeitam a militância e que ainda faz associações das mais absurdas no desespero de conquistar o maior número de votos.

Esse tipo de campanha geralmente é dirigida por pessoas incompetentes, oportunistas, que na maioria das vezes tem suas ações baseadas no proveito próprio. E desse tipo de gente e campanha que o PC do B tem lutado todos os dias para manter afastado de seus quadros.

Links indicados: Mucamas do PCdoB

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;