2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!
domingo, 23 de junho de 2013

Pré-vestibular Comunitário Wellington Ricardo

Profª  Jaqueline Ramiro/história

      Plano de Atividade
Primeira Guerra mundial-Revolução Russa- Segunda Guerra Mundial- Período entre Gueras- Guerra Fria- Mundo Bipolar- Ameaça Vermelha- Guerra do Vietnã  Guerra das Coreias- Crise dos Misseis- Terro Nuclear- Cortina de Ferro- Muro de Berlin

Regimes totalitários
·        1° aula exibição do filme “Bastardos Inglórios”
·        2° aula exibição do filme “A Onda” seguido de debate entre os alunos, envio de material de estudo e questionários por Email.
Objetivo:
Fazer com que o aluno identifique e compreenda o que é totalitarismo e as razões que levaram a proliferação desse tipo de regime no período que se estende da 1° Guerra Mundial ao fim da guerra Fria. E o porque do totalitarismo  não ser bem aceito pelas sociedades atuais.
Através do debate desenvolver o senso critico dos alunos salientando as similaridades do totalitarismo com regimes que ocorrem hoje em países como a China, Coréia do Norte, Turcomenistão, etc.
Ao final do processo o aluno deverá saber conceitualizar e realizar diferenciação entre conceitos como:  Socialismo, Comunismo, Populismo, Nazismo, Holocausto, genocídioFascismo, Ideologia, ditadura e Democracia.

“Uma Imagem vale mais que mil palavras”.
1° filme: Bastardos Inglórios










A maioria dos alunos do pré- vestibular Wellington Ricardo está na faixa etária entre 18 e 26 anos. Então, a pesar desse filme  não ter grande profundidade no conteúdo de história Bastardos Inglórios possui uma trama bem amarrada, além de ter sido sucesso de bilheteria nos cinemas  do mundo todo agradando principalmente ao publico jovem.

Em aula anterior a exibição os alunos foram orientados a pesquisarem assunto relacionados a Totalitarismo, 2° Guerra Mundial e Guerra Fria. Foi  também salientado que esse conteúdo é de ocorrência frequente na prova do vestibular UERJ  e outras.


Resultado:
Estimulados pelas polêmicas apresentadas em Bastados Inglórios os alunos iniciaram entre eles caloroso debate sobre os assuntos pertinentes a aula e trocaram as mais variadas informações como indicações de outros filmes, livros, revistas, entrevista, sites, etc. Pontualmente pedindo orientações e tirano dúvidas. Todos queriam mostrar de alguma forma seus conhecimentos.
Então a resposta positiva alcançados nessa 1° etapa da atividade foi além da programada. Considerando que só esperava alcançar maiores resultados após  a exibição do filme a “A Onda” quando faríamos uma contraposição entre tudo o que foi assistido. Mas os alunos se mostraram muito motivados chegando mesmo a pedirem que fosse novamente realizada essa atividade ao longo do curso.

Observações:
Infelizmente mesmo possuindo contudo de história fundamental  para a realização da prova da UERJ e diante dos excelente resultados obtidos mediante os esforços dos alunos,  não pude dar continuidade a atividade em razão de Mozart Chafun, Danilo Nobrega e David Tiné (que em momento algum acompanharam a atividade, desconhecendo quase que por completo os seus objetivos) se colocarem contrários a realização de toda e qualquer atividade semelhante a essa no pré-vestibular comunitário Wellington Ricardo. Fui comunicada de forma grosseira pelo senhos Danilo Nobrega,  por meio da rede social Facebook, de está proibida de exibir qualquer tipo de filme para os alunos. Diante do desrespeito e desconsideração com o meu trabalho e a necessidade dos alunos cheguei a pensar que a proibição se deu em razão do conteúdo violento do filme, porém  segundo palavras do grupo que se colocou contrário a atividade, filmes são opção de lazer e não material didático e por essa razão atividades como a proposta prejudicam os alunos.

           TOTALITARISMO
Sistema de governo que dominou diferentes nações europeias depois da 1° Guerra Mundial, em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos dos governantes, desta forma no regime totalitário não há espaço para o regime da democracia, nem mesmo a garantia a os direitos individuais. No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possas haver sistema jurídico e legislativo em países de sistema totálitarios eles acabam ficando a margem do poder.

Outras características:
§ 
Falta de eleições, ou quando ocorrem são manipuladas.
§  Censura-supressão das liberdades de expressão e pensamento.
§  Uso da força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição
§  Difusão da imagem do chefe totalitarismo pela nação através da propaganda massiva.

§  Controle rigoroso da circulação de ideias e estimulo a delação. 






MUSSOLINI             – Itália-                   fascismo
HITLER                     – Alemanha-         nazismo ou nacional                               socialismo
STaLIN                     – URSS-                   stalinismo ou      
totalitarismo de esquerda
GETÚLIO VARGAS- Brasil-                  getulismo, assumindo características do fascismo italiano
SALAZAR                  - Portugal-            salazarismo




Biografia: 

Arendt,Hannah. Origens do Totalitarismo. Ed.:Companhia das Letras

Bercito, Sônia de Deus Rodrigues, o brasil na década de 1940.Autoritarismo e democracia. São Paulo. Ática,1999.

Breaud, Michel. História do capitalismo. São Paulo, Brasiliense, 1987. Capitulo 6: “ O grande boom do capitalismo”.

Chauí, Marilena. O que é Ideologia, São Paulo: Brasiliense,2001.

Dicionário do pensamento social do séculoXX,Ed.W.Outhwaite e T.Bottomore. Rio de janeiro:Jorge Zahar,1996.
Hobsbawn, Eric.Era dos Extremos: o breve século XX(1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras,1995.

Munhoz,Sidnei, “Guerra Fria: um debate interpretativo”in .: Silva, francisco carlos Teixeira da. (org) O século sombrio. Rio de Janeiro, elserve/campus,2004.


Reis Filho, Daniel Aarão. “o mundo socialista: expansão e declínio” in.: Reis Filho, Daniel et alli.
Século XX. Vol.III: o tempo das dúvidas, Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2000.
             Schoutz, Lars. Estados Unidos: poder e submissão. Uma história da política     norte-americana. São Paulo- Franca: unesp,2004.


Schoutz, Lars. Estados Unidos: poder e submissão. Uma história da política     norte-americana. São Paulo- Franca: unesp,2004.


              Mucamas do PCdoB

          PROSTITUIÇÃO NO PCdoB



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;