2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: DICAS PARA MANDAR BEM NA DISCIPLINA HISTÓRIA / VESTIBULAR UERJ
quarta-feira, 1 de maio de 2013

DICAS PARA MANDAR BEM NA DISCIPLINA HISTÓRIA / VESTIBULAR UERJ






A pedidos de alguns alunos e para o beneficio de todos separei algumas dicas quanto ao formato da prova, livros paradidáticos e as matéria de história mais cobradas no vestibular UERJ. Não esqueçamos que não somente a UERJ, mas é tendência entre os exames de vestibular a pratica da interdisciplinaridade.

VAMOS LÁ!


1. Qual dos blocos devo focar meu tempo?

A prova da UERJ é dividida em: Linguagens, Códigos e suas tecnologias: 21 questões
(15 de Português e 6 de LE).

Ciências da Natureza, e suas tecnologias: 15 questões.

Matemática: 8

Ciências humanas e suas tecnologias: 17 questões.

Para atingir o conceito A é preciso um bom
desempenho em TODOS os blocos. Porém,
priorize o estudo da parte de Ciências da
Natureza. Reserve metade do seu tempo para
esse bloco. É praticamente impossível ser A
indo mal nesse bloco.

2. Em qual das partes a interdisciplinaridade é maior?

Novamente em Ciências da Natureza. O ensino de História e Geografia é naturalmente interdisciplinar. O aluno já é acostumado a pensar integrado. Infelizmente o mesmo não ocorre com Matemática, Física, Química e Biologia. Uma questão fácil de ligações químicas, com um pensamento simples de análise combinatória, se transforma numa questão interdisciplinar complicada.

3. Como aprender o raciocínio interdisciplinar?

Só exercitando bastante. Faça e refaça questões de vestibulares anteriores da UERJ. Resolver questões de raciocínio lógico também ajuda.

4. Não quero estudar na UERJ, devo fazer a prova?

Sim. O vestibular da UERJ ajuda na preparação para prova do ENEM, além de servir como uma experiência real de um dia de prova.Quanto a disciplina história boa parte das questões contemplam História do Brasil, sobretudo República Oligárquica, Era Vargas e anos JK.
 Segundo indicação do professor da disciplina no Colégio pH, Rodrigo Bueno de Abre em entrevista ao jornal Extra: uma tendência é usar história da República, a partir da proclamação até os dias atuais, principalmente focada em movimentos sociais de todas as fases do período, como Canudos, Contestado, Revolta da Vacina (não se esqueçam do nosso passeio ao centro do Rio), o cangaço e etc.

ABAIXO DICAS DE LIVROS DE HISTÓRIA PARA SE PREPARAR PARA A PROVA DO VESTIBULAR: 

Historia (volume único). (Ronaldo Vainfas, Sheila de Castro Faria, Jorge Ferreira). Ensino Médio.

História do Brasil. (Bóris Fausto). Ensino Médio.

História Geral do Brasil. (Maria Y. Linhares; org.). Ensino Médio.

História Geral. (Cláudio Vicentino). Ensino Médio.

História Moderna e Contemporânea. (Alceu Pazzinato e Maria Helena Senise). Ensino Médio.


_________________________________________________________________________________

MAIS DICAS:

1- Resolução de Provas Anteriores: garante ao candidato treinamento no tocante à forma e 
estruturação da prova. É, também, uma forma de conhecer os temas mais recorrentes.

2- Participação nos Simulados: possibilita ao candidato uma experiência próxima a do exame. Pressão, tensão, cansaço, são desconfortos comuns durante a resolução das provas. Fortaleça sua preparação.

3- Aproveite bem o seu tempo: nesse momento no qual aproxima-se a primeira das avaliações do ano é comum entre os candidatos investirem o seu tempo e sua energia em de forma incorreta. Não pense que você vai ser capaz de estudar tudo o que está no edital antes da realização da prova. Mantenha o SEU ritmo de estudos de forma constante, seguindo as orientações propostas, pelos planos de estudo inclusive.
Busque auxílio com os professores e demais colaboradores do pré, aula extra pode ser uma boa alternativa de espaço  destinado para a solução de suas dúvidas. 

4- Procure os professores e colegas de turma que tenham mais facilidade com a matéria para buscar 
orientação acerca de conteúdos que tenham ficado pouco claros.

5- Procure orientação e informações sobre os conteúdos mais correntes: é uma ótima saída para direcionar 
seus estudos. Procurem seus professores para ter contato com os conteúdos mais recorrentes e atualidades, dedique parte do seu tempo de estudos para esses assuntos.

6- Procure manter-se descansado: corpo são mente sã! Procure ter uma média de sono diária para restabelecer suas energias. O mais indicado é um tempo de sono variando de 6 a 8 horas por noite, o que pode variar de pessoa para pessoa. Não se deixe levar pela excitação. Mantenha uma boa alimentação e 
sempre destaque uma parte de seu tempo para distrações que lhe proporcionem algum tipo de prazer e satisfação.

Mas Tia Jack, qual conteúdos eu devo me dedicar mais em história?

Os exames de Qualificação dão maior ênfase aos tópicos de História Contemporânea e do Tempo Presente. Ou seja, concentre-se nos grandes tópicos relativos aos séculos XIX, XX e XXI ( O Imperialismo, as Grandes Guerras, A Guerra Fria, Vargas, Regime Militar, Mundo Contemporâneo, etc…).

E não esqueça de ter em mente conceitos como: autoritarismo, democracia, liberalismo, ditadura, imperialismo, iluminismo, revolução...


EU ACREDITO EM VOCÊ. BOM ESTUDO!


              Mucamas do PCdoB
          PROSTITUIÇÃO NO PCdoB

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post, com dicas super úteis e realistas (alias o blog todo parece ser mt bom). Só faltou aí que esse ano a parte de matemática está separada das demais matérias de extas.
Bjsbjs

Sou Maluca Sim! disse...

Anteriormente um aluno me chamou a atenção quanto isso, mas por falta de tempo acabei não corrigindo essa falha. Obrigada.

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;