2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: PARDOS DO BRASIL
sexta-feira, 13 de setembro de 2013

PARDOS DO BRASIL

Quando te tocaram pela primeira vez...

...qual foi o seu tom?

Minha avó era africana legítima, foi escrava;era negra sinhá,quer dizer, era negra de dentro, que servia em toda parte para os filhos do senhor. É dai que vêm esses filhos, nem branco nem preto, nem preto e nem branco. Os pais eram os filhos do senhor. Minha avó foi negra sinhá, porque era negra criada dentro de casa e servia os senhores, senhorio. Então é isso, eu venho vindo dessa parte aí.(Ondina)

carlos vogt e Peterfry.Cafundó. A africa no Brasil. São Paulo Companhia das letras.

3 comentários:

Genilda Silva disse...

O texto me lembrou as pesquisas do censo. Sempre respondo que sou negra apesar da grande maioria dizer ser parda ou morena.

Sou Maluca Sim! disse...

Genilda Silva+ sua auto afirmação é muito importante, pois vivemos em uma sociedade multirracial onde MULATAS (os) e MORENAS(os) não são negras(os), nem brancas (os), ou são uma coisa ou outra de acordo com o interesse do momento. E quer saber, assim como você eu não tenho nenhum problema em assumir os meus ancestrais africanos. TENHO ORGULHO DE SER NEGRA.

Sou Maluca Sim! disse...

Mas por conta dos censos e discussões infinitas sobre o assunto acabei entendendo que PARDO é o não branco que pertence população negra. E a população NEGRA é o somatório de pretos e pardos.

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;