2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: Toda nudez será castigada?
terça-feira, 31 de julho de 2012

Toda nudez será castigada?

Toda nudez será castigada? No Facebook parece que sim

Por Mariana Sanches

Simone de Beauvoir, fotografada em 1952, em Chicago. O ícone sensual do feminismo foi considerado conteúdo impróprio na rede social

A foto acima é ofensiva para você? Para o Facebook, a rede que agrega mais de 80 milhões de pessoas em todo mundo, ela é. A bela modelo (involuntária) da foto é de Simone de Beauvoir, filósofa existencialista francesa e ícone do feminismo. A foto foi feita por Art Shay, em 1952, quando Simone tinha 44 anos – e um corpo de fazer inveja a muita mulher jovem.

Leia mais: Há ligação entre o axé e o tráfico de mulheres?

Simone foi clicada no banheiro, sem o seu consentimento. O relato do fotógrafo para a revista francesa “Le Nouvel Observateur”, em 2008, revela a sensualidade com que ela o repreendeu pela travessura. ”Eu vi Beauvoir sair do banho e ficar se penteando na frente do espelho. Rapidamente tirei duas ou três fotos e ela escutou os cliques. “Você é um rapaz malvado”, ela me disse, no entanto, ela nem me pediu para que eu parasse de fotografar, nem fechou a porta, para mim. Madame não era “uma instituição” nessa época, era acima de tudo a amante estrangeira do meu amigo”. Fotógrafo e modelo estavam na casa do escritor Nelson Algren, com quem ela tinha um caso.

Foto de uma mãe amamentando seu bebê. Ela foi censurada e removida do Facebook

Na década de 1950, um nu feminino como esse era uma transgressão. Ainda assim, a fotografia foi guardada e divulgada. Hoje, ela não chega a fazer cócegas nos nossos pudores. A relação com o corpo evoluiu nos últimos 60 anos de tal maneira que a nudez é tolerada, aceita e admirada em diversas situações. A foto artística de Beauvoir, pelos critérios de classificação indicativa brasileira, seria considerada muito mais leve do que um capítulo da novela das oito e teria chances de ser considerada de censura livre. No entanto, a bela imagem de Simone de Beauvoir acaba de ser extirpada da página de um usuário do Facebook. Para piorar, o sujeito que postou a foto teve sua conta suspensa por três dias. A foto histórica de Beauvoir foi considerada conteúdo obsceno. Para se justificar, o staff do Facebook tem alegado que: “Nossa política proíbe foto de pessoas de verdade nuas, não pinturas ou esculturas. Nós reconhecemos que essa política pode, em alguns casos, resultar em remoção de material artístico. Porém, ela foi feita para assegurar que o Facebook permaneça um ambiente seguro e confiável para todos os usuários, inclusive as muitas crianças (acima de 13 anos) que usam o site.”

A princípio, a preocupação é louvável. Mas as ações de censura da rede social têm se tornado cada vez mais questionáveis. Mark Zuckerberg parece inspirado pela célebre frase de Nelson Rodrigues (e que batizou uma de suas mais famosas peças): “Toda nudez será castigada”. Com base nesse princípio, fotos de mães amamentando seus bebês (em comunidades que pretendiam incentivar o aleitamento materno) e de ciclistas de sunga (cuja proposta era discutir transportes alternativos) foram consideradas escandalosas e acabaram removidas.

Ciclistas censurados. Eles não são sensuais. Mas também não são obscenos, como classificados pelo Facebook

Como polícia dos bons costumes e do que é agradável aos olhos, o Facebook é risível. Se fosse viva, aposto que Simone de Beauvoir concordaria.

E você? O que acha? Já teve fotos censuradas?


















Fonte:http://colunas.revistamarieclaire.globo.com/mulheresdomundo/2012/04/11/417/

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;