2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: Revolução Americana (1750/1783)
segunda-feira, 30 de julho de 2012

Revolução Americana (1750/1783)

È o processo de independência das 13 colônias inglesas do continente americano. A ocorrência dessa revolução, Aliando-se as idéias iluministas irá servir de expiração (incentivo), para a revolução francesa e as lutas por independência das colônias na América Espanhola e Portuguesa.

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQcQt2DuciMKzgzpE-nc5rHhseodotXvlknlSgGmsrgw0rjACgjCg

· Fim da *Negligência Salutar

(*fiscalização menos rígida do pacto colonial)

A) Lembremos que nesse momento histórico a Inglaterra passava por seu processo de industrialização e por isso necessitava de novos mercados consumidores de seus produtos manufaturados e de matérias primas para uso em suas indústrias.

B) A Inglaterra tentava recuperar os seus enormes gastos com a Guerra dos Sete Anos (contra a França) criando uma série de taxas alfandegárias que seriam cobradas nas colônias.

C) Ainda nesse contexto, os ingleses impuseram a os seus colonos, a proibição de expandirem-se para as novas terras á Oeste dos Montes Apalaches, conquistadas após a vitoria contra os franceses.

(Veja no final do texto lista com série de leis promulgadas pela Inglaterra a partir de 1750)

As respostas dos colonos a principio foram com obediência pacifica. A partir de 1763 começaram a surgir protestos ainda pacíficos seguidos de boicotes aos produtos taxados. E finalmente a resistência violenta expressa pela “Boston Tea Party” (Festa do Chá de Boston). Destruição de um carregamento inteiro de Chá da Companhia das Índias Orientais por colonos disfarçados de Índios.

https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcTPTTMdlDbsapIStj1khcGtX9yQuj8T07dQUqlrWN5NS4BS6UeM

· Leis Intoleráveis

A Coroa inglesa decretou novas leis, chamada pelos colonos de “Leis intoleráveis”, em represaria a o episódio da Festa do Chá. Também enviando os responsáveis pelo motim para serem julgados na Inglaterra, e promoveu a ocupação por tropas inglesas, da colônia de Massachusetts – onde houve o motim – fechando o Porto de Boston. Até o pagamento de indenização pelos prejuízos causados.

· Leis Intoleráveis (conjunto de leis promulga pela Inglaterra em resposta ao episódio do Boston Tea Party)

1. Fechamento do porto de Boston, até ser paga a indenização pelo valor das mercadorias destruídas

2. Desembarque de novas tropas inglesas na Américas

3. Redução dos poderes dos tribunais coloniais, com o correlato aumento dos poderes dos tribunais sediados na Inglaterra.

4. Transformação de Massaschussets em colônia Real, sobre a autoridade direta da Coroa britânica

Desde de 1770, ao menos duas facções já podiam ser indentificadas:

LEGALISTAS

Partidários da conciliação

com o rei da Inglaterra (Jorge III)

X

PATRIOTAS

PARTIDÁRIOS da Independência a qualquer preço

A assembléia de Maccachusetts reagiu organizando o Primeiro congresso continental, em Filadélfia (1774),com representante de todas as 13 colônias, que decidiram o boicote efetivo ao comércio com a Inglaterra. Esta, por sua vez, reagiu com mais repressão contra os colonos, que organizaram então, o segundo congresso Continental (1775). Nesse congresso os colonos decidiram a organização de um exército e decretaram guerra a Inglaterra, além de elaborarem a declaração de Independencia, em 1776.

A principio os ingleses levavam vantagem, pois eram militares preparados lutando contra civis, mas em 1778, a entrada da França no conflito tornou-se decisiva para a vitória dos colonos no esforço de derrotar a antiga metrópole.

Em 1781 a Inglaterra enfim é derrotada pelos americanos.

Mas assumido a independências de suas 13 antigas colônias, que agora passavam a chamar –se Estados Unidos da América, apenas no ano de 1783 através do Tratado de Versalhes (Tratado de Paris).

Declaração de Independência

http://www.infopedia.pt/$declaracao-de-independencia-dos-estados

PRESSÕES INGLESAS

1750: proibição da produção de ferro nas colônias

1754: Proibição da fabricação de tecidos nas colônias

1763: Ato de proclamação Régia. A Coroa britânica proibiu seus colonos de ultrapassarem os Apalaches em direção ao Oeste.

1764: lei do Açúcar e do Melaço. Taxação sobre a importação dos dois produtos. O melaço era fundamental para o COMERCIO TRIANGULAR praticado pelos colonos. Com ele, produzia-se o rum que era trocado pelos escravos da áfrica e que eram revendidos nas Antilhas ou nas colônias do Sul

1764: Lei da Moeda. Proibida a cunhagem de moedas na colônia

1764: ato de Quebec. Quase todas as terras do centro- Oeste ficavam sobre a jurisdição do governo de Quebec.

1765: Lei do Aquartelamento: colonos deveriam alojar, fornecer alimento e transporte para as tropas britânicas da colônia.

1765: Lei do Selo: Fixa um imposto sobre qualquer publicação feita nas colônias e torna sem efeito qualquer documento oficial que não trouxesse o selo afixado.

1767: Atos Towshend. Estabeleciam uma série de impostos sobre as importações coloniais de vidros, chumbo, pólvora, chá, etc.

1773: lei do Chá: Estabelecia o monopólio do comércio de chá das colônias. Todo chá deveria ser adquirido da Companhia da Índias Orientais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;