2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: GLAUBER ROCHA E O CINEMA
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

GLAUBER ROCHA E O CINEMA

Glauber de Andrade Rocha (vitória da Conquista, 14 de março de 1939 - Rio de Janeiro, 22 de agosto de 1981) foi um cineasta brasileiro, e também ator, escritor e roteirista.

********************************************************************

Glauber Rocha

Um homem de personalidade marcante, cineasta de uma inteligência genial e como todo génio muitas vezes incompreendido. Chegando a ser arremessado ao ostrcismo, porém isso não impediu que Glauber Rocha fosse mais uma dessas pessoas a frente de seu tempo.

Podem falar que Glauber era esquerdista, comunista, utópico, mas prefiro dizer que ele era um brasileiro consciente e inconformado com a desigualdade e empilhamento estrangeiro o qual sofre o nosso pais até os dias de hoje.

Seus filmes mudaram a concepção do que é cinema no Brasil, ultrapassando as barreiras e ganhando o mundo. Chocando plateias em todo o mundo não só pelas mensagens que traziam, mas também pelas formas ausadas e inovadoras de se fazer cinema. Criando uma nova estética, revisando criticamente com imagem a realidade.

"O Cinema Novo sou eu."

É verdade. Se consciderarmos que a proposta do Cinema Novo era inovar, romper com o estilo trazido dos Estados Unidos da América. de bular a falta de recursos financeiros e incentivo governamental, Glauber o fez com maestria. Era um apaixonado pelo que fazia.

Foi um revolucionário ao seu modo, sua construção de cinema era politico - revolucionária. Sua produções eram carregadas em criticas sociais que não se calaram mesmo com o Brasil vivenciando o período de ditadura militar.

Curiosidade:

Em entrevista concedida pelo cineasta  para o jornal Folha de São Paulo (17/08/2006) Martin Scorsese diz que filmes de Glauber Rocha o influenciaram.


Querendo conhecer u pouco mais sobre Glauber Rocha assista ao documentário

"Glauber o filme, Labirinto do Brasil". 


E claro, não deixem de assistir aos seus filmes, que são de tamanha potencialidade ao ponto de se manterem atuais até os dias de hoje.

Fonte:

wikipédia

Jornal Folha de São Paulo, 17 de agosto de 2006, ANO 86 - N° 28.260, EDIÇÃO SÃO PAULO.



























0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;