2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: TORCUATO MARIANO - SO FAR FROM HOME
terça-feira, 9 de agosto de 2011

TORCUATO MARIANO - SO FAR FROM HOME



  Quem freqüentou os shows do Cazuza, pós-Barão Vermelho, nos anos 80 certamente se lembra de Torcuato Mariano. Ele era o guitarrista estiloso que acompanhava o cantor e dava o peso necessário à verve do poeta. De lá pra cá, esse argentino radicado no Brasil há mais de vinte anos, cresceu, construindo uma carreira diversificada, tanto como instrumentista quanto como produtor; e assim como Leo Ganderman e Ricardo Silveira, vem fazendo da música brasileira instrumental um sucesso no mundo todo.

Pela facilidade com que transita pelos mais variados segmentos, ao lado de grandes nomes da MPB como Djavan, Ivan Lins, Gal Costa e Flávio Venturini; ou, produzindo artistas como Isabella Taviani e Eumir Deodato – o guitarrista é o responsável pela produção do novo CD da cantora e do DVD do também músico e produtor – Torcuato Mariano é hoje um dos músicos mais influentes do Brasil. Não foi à toa que ele ocupou o cargo de diretor artístico da gravadora EMI entre 1998 e 2002, desenvolvendo projetos e lançando discos de Jorge Vercilo, Soweto e Carlinhos Brown.

Lift me up é o quarto CD do músico e instrumentista, na seqüência de Estação Paraíso (1992), Ateliê (1993) e Diário (2004), ambos já editados no Brasil. Nas onze faixas que compõe o CD, todas de sua autoria, encontramos uma mistura de jazz com influências estilizadas do R&B, e também do funk e do pop; além, é claro do tempero que só a música brasileira tem.

Acompanhado de feras como Russell Ferrantes, Jimy Hashilip, Willam Kenedy, André Vasconcelos, Paulo Calasans e Glauton Campello, entre outros, Mariano mostra porque vem agradando em cheio o gosto médio do hit parede americano: a música do instrumentista é identificada nos USA como smooth jazz, a evolução do fusion que dominou a cena do jazz durante os anos 70 e que no final da década de 1980 e na década de 1990 fez do estilo um sucesso nas rádios norte-americanas.

Para quem não conhece o gênero, basta escutar Black and Blue, uma viagem pelo imaginário da cultura egípcia; ou então, mergulhar na fantasia poético musical de Rio Antigo; uma volta no tempo através dos sons; ou apenas curtir o balanço de Just groove me, música pra balançar o pé; como diz Mariano.

De um jeito ou de outro é uma boa oportunidade de conhecer o que é que esse argentino com alma brasileira tem que os americanos já sacaram, brasileiros como Deodato e Ivan Lins aprovaram.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;