2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: A LIQUIDEZ TOMOU CONTA DAS RELAÇÕES...
domingo, 30 de setembro de 2018

A LIQUIDEZ TOMOU CONTA DAS RELAÇÕES...



A liquidez tomou conta das relações, enfraquecendo laços, deixando as pessoas mais frias e frágeis. Como argumenta Bauman, "E assim é numa cultura consumista como a nossa, que favorece o produto pronto para uso imediato, o prazer passageiro, a satisfação instantânea, resultados que não exigem esforços prolongados." Assim, como num grande mercado, todos compram, trocam e vendem relacionamentos. Tudo isso em virtude da facilidade de desconectar. Acreditam que com suas várias experiências, tornam-se especialistas no amor. Contudo, o que alcançam é a mera "habilidade de terminar rapidamente e começar do início." ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso é tão importante querer e se responsabilizar pelo sentimento e pela expectativa que criamos, saber se colocar no lugar do outro, entender o que ele espera, deixando claro o que queremos. Isso se chama Responsabilidade Afetiva. Intenção! Responsabilidade afetiva é a ação que tomamos a partir da intenção que temos, é ter empatia, caráter e honestidade suficiente para expor o que realmente sentimos. É abdicar dos "joguinhos emocionais" por compreender que o que está de fato em jogo é o coração e o sonho de alguém.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, os relacionamentos mais parecem competições, onde quem demonstra menos, ganha. Note, o "amor" sendo transformado em arma, numa guerra egoísta. Assim, alimentamos os nossos egos e criamos monstros que devoram nossa capacidade afetiva. Seria a "síndrome do homem de lata" às avessas, já que ele quis um coração para ser capaz de demonstrar suas emoções - enquanto nós jogamos o coração na mais pura obsolescência.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não expresse aquilo que não sente. Diga que não tem convicção, mas não diga nada sem convicção. Não se cale. Seja claro sobre o que você sente e sobre o que não sente. Seja inteiro caso queira ficar, seja inteiro caso esteja só de passagem pela vida de alguém. Ser descartável pode até ser opção, mas ser responsável é questão de caráter.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião e um grande abraço de Jaqueline Ramiro/blog Sou Maluca Sim!

 
;