2c6833b0-77e9-4a38-a9e6-8875b1bef33d diHITT - Notícias Sou Maluca Sim!: Novembro 2009
terça-feira, 3 de novembro de 2009

LONA CULTURAL DE MADUREIRA (Ivone Lara)


Madureira é um dos principais, se não, o principal bairro do subúrbio carioca. Milhares de pessoas transitam por suas ruas diariamente. Conhecido nacional e até internacionalmente pelo seu centro comercial e por abrigar a escola de samba Portela.

O que muita gente não sabe é que Madureira tem mais a oferecer. E com a finalidade de expor o potencial cultural do bairro e adjacências surgiu o movimento PRO LONA CULTURAL DA GRANDE MADUREIRA.
Esse movimento de iniciativa popular tem entre suas principais reivindicações a criação de um espaço público de cultura e arte, a fundação de uma biblioteca e um centro de memória e documentação da história e cultura da região.

Entre as principais consequências desse projeto com certeza será a democratização, a inclusão social e a valorização dos artistas locais que muitas vezes ficam sem ter onde expor seus trabalhos.

no dia 14 de junho de 2009, deu-se a abertura oficial do movimento; com apresentação de diversos artistas dos mais variados seguimentos. quem passou pelo calçadão de Madureira teve a oportunidade de assistir as exibições artísticas, votar pela escolha da futura lona e colaborar com o abaixo assinado em favor do movimento.

Foi imensa a participação superando as expectativa até dos mais otimistas. E o nome da LCM escolhido por votação foi IVONE LARA(homenagem a cantora/compositora da velha guarda do GRES. Império Serrano).

Infelizmente movimentos como esse parecem não atrair a atenção devida da mídia, no entanto os trabalhos prosseguem.

Aguardemos que esse projeto saia do papel para sanar ainda que em parte a carência de espaços culturais na zona norte do Rio de Janeiro.

O subúrbio merece.

Jaqueline Ramiro
 
;